domingo, 4 de dezembro de 2011

Jogos que estimulam a expressão e lidar com emoções (1a. Parte)

O JOGO DA CARETA
A habilidade de interpretar a linguagem corporal, especialmente a linguagem facial, é chave para se compreender a experiência emocional dos outros. “Ler” o outro corretamente é um aspecto importante da compaixão. A face é a janela para o coração do Homem.

O que fazer:

1. Mostre  cartas ou fotografias com pessoas expressando emoções para as crianças, uma por uma, e pergunte se elas sabem o que  cada pessoa representada está sentindo. Quando terminar, coloque as cartas ou fotos onde todas possam ver.

2. Diga para as crianças que você irá fingir que está se sentindo como uma das pessoas das cartas e que você gostaria que elas adivinhassem como você está se sentindo. Faça uma careta que expresse a emoção que você escolheu. Repita esta atividade várias vezes.

3. Faça uma outra rodada, desta vez enfatizando a linguagem corporal. Por exemplo, você pode tensionar os punhos e bater os pés para demonstrar raiva. Deixe bem claro que você está apenas fingindo.

4. Deixe com que as crianças tenham a oportunidade de expressarem seus sentimentos pedindo a elas que escolham uma emoção e a expressem para que as outras crianças possam adivinhar.

Outras idéias:

Com crianças mais velhas, escolha três emoções básicas. Peça por três voluntários. Cochiche uma emoção no ouvido de cada voluntário ou mostre as cartas. Eles então terão que expressar a emoção através da expressão facial e linguagem corporal para que as outras crianças possam adivinhar.