sexta-feira, 2 de março de 2012

Caça ao tesouro com gincana

Esta é uma brincadeira que pode ser criada sem muita elaboração e até com a participação de uma criança mais velha que pode ajudar na definição das provas e mensagens.
A ídéia é criar a atmosfera de um castelo onde as crianças são as defensoras deste castelo e seu dono (a), o Senhor(a) do Castelo !
Cada criança recebe uma espada feita com jornal e uma capa feita com algum tecido de casa ou um pano de prato.
O(a) Senhor(a) do Castelo também se fantasia usando uma capa, um cajado e algo na cabeça como um espanador por exemplo ou qualquer adereço que tenha em casa .
O Senhor do Castelo chama seus defensores e diz que o castelo está em perigo e só eles podem restaurar a paz e trazer alegria novamente. Existe um tesouro que está escondido há muitos e muitos anos e só quando a luz e alegria reinarem novamente ele poderá ser encontrado. Para que isso aconteça o grupo de defensores (crianças) deve cumprir provas que o Senhor do Castelo dará a eles.
Existe uma condição muito importante : as provas só serão válidas se forem cumpridas em conjunto pelo grupo - isso faz com que as crianças se ajudem na superação de suas limitações.
As provas podem ser as mais variadas e abaixo seguem alguns exemplos :
- os defensores devem verificar se existem intrusos dando 2 voltas ao redor do castelo
- agora eles devem dar uma nova volta imitando animais ferozes
- trazer 10 tipos de folhas diferentes do jardim ao redor do castelo
- trazer um animal com asas
- fazer uma colagem com tecidos recortados em formatos diversos ( isto deve ser preparado previamente pelo adulto enquanto as crianças fazem as provas anteriores)
- dar 3 cambalhotas
- fazer uma poção mágica perfumada ( com folhas, flores, terra, água e o que mais puder...)
- contar até 100
- dar uma volta ao redor do castelo de mãos dadas
- colocar o adereço que quiser (óculos, chapéus, tecidos e o que mais tiver à disposição para eles em uma cesta) bem engraçado e fazer uma careta bem feia

- ir até o castelo vizinho (casa de um vizinho) , se apresentar e dizer a senha (pode ser uma palavra qualquer) para obter a pista final que levará ao tesouro
- a pista contém a seguinte mensagem : " existe um castelo e dentro dele tem um quarto com 2 janelas.Nesse quarto tem uma coisa que se transforma em outra e sua cor é a mesma das folhas das árvores. Lá está o tesouro !" - o tesouro era um isopor cheio de picolés que estava atrás de um sofá cama verde.

As crianças ficaram felizes e tomaram seus picolés enquanto descansavam e comentavam sobre as brincadeiras.